Ler e escrever no Brasil - Vamos conversar?

Por Vanessa Vieira

Vamos conversar um pouquinho sobre o universo da leitura?  Não sou especialista no assunto, mas penso que há algumas questões sérias a serem pensadas. Principalmente por nós, leitores, blogueiros literários e professores quede uma forma ou outra sempre estamos envolvidos com o universo literário.  A questão principal de nossa conversa, vou adiantando, está relacionada com o que se lê, o que se escreve e para completar, com o que se valoriza em nosso país. Vamos pensar um pouco sobre atitudes, e sobre as implicações que elas podem ter em nosso ato de ler. Comecemos com uma pergunta: 

Você acha legal olhar e ler uma imagem parecida com esta abaixo? 




Com certeza, se você é brasileiro e um leitor assíduo vai ficar indignado, desconfortável... Ou qualquer coisa do tipo. Certo? A menos que você não leia nada... Sabemos que é uma brincadeira, mas uma brincadeira com fundo de realidade. Mesmo sendo esta uma realidade praticamente já ultrapassada. Afinal, hoje em dia nas cidades mais avançadas só não lê quem realmente não quer. Sebos, livros digitais, trocas... Temos toda possibilidade de acesso aos livros...  
Mas agora faço outra pergunta. Você que é brasileiro, que se incomodou com a imagem apresentada o que pensa quando ouve frases do tipo: 

"Os livros nacionais não me interessam... Não tem nada que preste! São mal escritos, editados. As capas são ruins... etc, etc, etc..."

Sabe como eu me sinto? Tão ofendida quanto na imagem que mostrei a cima. Da mesma forma que "Eles" não percebem que estamos lendo mais, "Nós" quando nos deixamos levar por estas ideias não estamos percebendo, ou melhor deixando de conhecer e saber, que a literatura brasileira tem sua identidade (e não é como as internacionais, simplesmente porque é 'brasileira' e não estrangeira) e mais que isso, temos autores muito bons, livros incríveis que, infelizmente, por falta de reconhecimento de algumas editoras e também de alguns leitores acabam ficando esquecidos nas caixas ou lidos por poucas pessoas. 

Sim, tenho visto muitas editoras dando espaço para autores jovens, ou veteranos, porém, iniciantes na parte da publicação. Mas a questão aqui é: - Será que nós leitores temos valorizado nossos autores? Como agentes da cultura da leitura nós blogueiros, professores, editores e leitores precisamos ter claro o que podemos fazer para que este quadro mude em nosso país. E estou falando tanto da observação que se faz sobre o leitor como a observação que se faz sobre o escritor. Isso é uma questão social! Para vencer as barreiras que ainda temos na cultura literária precisamos de valorização e só vamos conseguir isso se andarmos juntos. 

Não estou dizendo que precisamos parar de ler livros escritos por pessoas de outro país, jamais! Até porque tem vários autores que acho interessantes e não pararia de ler mesmo. Mas, que tal começarmos a pensar sobre quais autores nacionais eu achamos interessantes e também não pararíamos de ler. Essa atitude simples já faz uma diferença enorme. Vale a pena pensar no assunto! 




TEXTO CEDIDO POR  Vanessa Vieira
 DO BLOG PENSAMENTOS VALEM OUROACESSE E ENCONTRE ÓTIMAS LEITURAS. 

Postagens Relacionadas
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »