A vez dos Nacionais


“Torta de Climão” é uma espécie de livro-revista, em formato de quadrinhos, que traz várias tirinhas, na qual retratam situações comuns e incomuns do universo LGBT, de uma forma bem-humorada. O autor Kris Barz apresenta inúmeras nuances desse arco-íris de pessoas e deixa o seu recado para sociedade despertar e encarar os homoafetivos com um novo olhar.

"Torta" deixa claro que a diversidade do meio LGBT é concreta, e que a sociedade precisa quebrar o estigma da imagem que a mídia por muitos anos reproduziu em novelas e filmes, tentando delinear um arquétipo e o que menos existe no meio é padronização.   

As minhas tirinhas favoritas foram: “Será?”. Por trazer uma reflexão sobre o questionamento ‘ser ou não ser’ e pela esperança de dias melhores. “O casamento de Mari & Joana”, por dá um tapa na cara de algumas pessoas que se dizem tradicionais e adeptas a certos valores, que até elas mesmas já esqueceram. E “Paixões diárias de 5 minutos”, confesso que essa me representa bem, tenho a mania de visualizar nas pessoas algumas possibilidades, amores, sonhos... Isso vem da minha adolescência repleta de amores platônicos e ainda não aprendi a lidar bem com isso.



Kris sempre gostou de quadrinhos e percebeu que no Brasil não havia personagens de HQ gays. Surgiu então a ideia do “Torta de Climão”, em 2012. O autor sentia falta de quadrinhos que abordassem a realidade LGBT do ponto de vista de alguém que pertencesse a esse grupo.

Queria criar uma história em quadrinhos que falasse disso, mas que não fosse apenas “informativo” a didático, mas que também falasse de forma bem desencanada do dia a dia desse grupo, das gírias, das situações específicas que acontecem com LGBTs e também daquelas situações que são comuns a todo tipo de pessoa, como relacionamentos, amizades, etc.

As personagens têm seus próprios passados, preconceitos, opiniões, afetos e motivos diversos em suas vidas. Kris tenta mostrar que há uma gama de tipos de pessoas tão vasta no mundo, que é possível se identificar com traços diferentes de personagens variados e também não se identificar com alguns. Entre as pessoas LGBTs, há de tudo um pouco. Do clichê ao insólito e é possível você ser ambos em diferentes aspectos ou mesmo nenhum deles e não há problema nisso.
 

Que a sociedade possa compreender e respeitar todas as cores que compõe essa imensa diversidade que é o mundo... a vida.

Foi uma grata surpresa esse exemplar e agradeço a Hoo Editora pela cortesia. Tenho um rascunho de um livro com temática homoafetiva, quem sabe um dia eu o tire da gaveta e apresente para a Hoo, editora essa, que é especializada em publicações com temática LGBT e já conta com outras publicações que merecem nossa atenção e que em breve comentaremos aqui: “Nicotina Zero” de Alexandre Rabelo e “Volto quando puder” das autoras Isa Prospero e Márcia Oliveira.

Quer conhecer um pouco mais sobre “Torta de Climão”? Então acesse pelo Facebook: Torta de Climão 
E conheça também a Hoo: www.hooeditora.com.br




Postagens Relacionadas
Anterior
« Anterior
Proxima
Proxima »